POR QUE NOS DESGASTAMOS?

Algum tempo atrás, levei meu carro para a oficina. O disco de embreagem precisou ser trocado, devido ao desgaste natural, pelos anos de uso. Após a troca, as marchas voltaram a entrar de forma suave; parecia um outro carro.
Lembrei que um fenômeno parecido acontece conosco. Com o passar dos anos, sofremos certo desgaste. Nos desgastamos com pessoas que não mudam e nos causam problemas ano após ano, com a igreja que parece não caminhar ou que vive distante do ideal bíblico de vida cristã, com nosso cônjuge que cada dia se distancia daquele ser maravilhoso da época do namoro, com nosso emprego cada dia mais tedioso.
Chegamos ao estado em que estava meu carro: com dificuldades para avançar, trocando as marchas com chiados e asperezas. Seguimos pela vida reclamando, chiando e até sendo rudes com as pessoas ao nosso redor. A suavidade silenciosa da vida plena aos poucos se esvai.
Se a mudança fosse rápida, nos causaria espanto e logo procuraríamos uma solução, mas o processo é lento, e só vamos perceber quando não temos mais condições de dirigir nossa própria vida.
Sofremos desgaste, muitas vezes, porque não paramos para checar as condições do nosso próprio coração, que como nos adverte a Bíblia, é enganoso (Jr. 17:9). Não cuidamos o suficiente de nossa vida interior, causando problemas que se tornarão visíveis no nosso caminhar.
O desgaste espiritual pode ser causado pela tendência humana de mecanizar os relacionamentos. Nos relacionamentos com os homens, desejamos um bom dia a quem encontramos de forma tão mecânica, que nem sequer percebemos se há nuvens no céu ou um sol brilhante de verão. Conversamos sobre a novela, o futebol, a última tragédia nacional. Nada de abrir o coração. Nada de ouvir a dor do próximo. Nada de importante. No relacionamento com Deus, fazemos algo parecido: cantamos Seus louvores no modo automático, ouvimos a pregação da Sua Palavra com o pensamento distante e oramos pensando na atividade que virá a seguir. Nada de derramar a alma. Nada de se deixar invadir pelo Seu Espírito. Nada de sobrenatural.
Temos que atentar para a declaração de Charles Chaplin: “Não sois máquina, homem é o que sois!”. Viver de forma robótica nos afasta do objetivo do Criador, que nos fez homens. O meu carro não pensa, por isso não pode evitar o desgaste de suas peças. Deus nos fez seres pensantes, apesar de muitos não fazerem uso dessa importante atribuição.
Jesus ensinou uma inesquecível lição para aqueles que se preocupam com contas a pagar, comida para por na mesa, roupas para a família e toda sorte de preocupação que, por vezes, tiram a paz dos humanos: Ele nos manda observar as aves do céu e os lírios do campo. A natureza ao nosso redor nos ensina sobre o Deus que cuida dos Seus. Jesus manda que busquemos primeiramente o Reino de Deus e Sua justiça, e, conseqüentemente, nossas necessidades serão supridas.
O segredo para evitar o desgaste é esperar confiantemente no Senhor:

 

“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”.

Isaías 40:28-31

Ebeneser Nogueira

Anúncios

Uma resposta em “POR QUE NOS DESGASTAMOS?

  1. Oi amigo,

    Li com muita atenção o teu artigo, isto é a mando de Fabi, fui muito abençoada pois eu estou precisando rever a minha vida e como ela se encontra no momento. Obrigada pelo alerta.
    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s